segunda-feira, 6 de julho de 2009

Partilha do mês de junho

Contagem, 01 julho de 2009.

Queridos Amigos,


Escrevo para poder partilhar um pouco da nossa caminhada com cada um de vocês que são parte desta nossa pequena família missionária LMC.
Retornei no início de junho e desde então vivo as alegrias e tristezas aqui do Ipê Amarelo, juntamente com Vanessa que realizou uma linda experiência de vida neste primeiro semestre. Estudo, escuta da realidade, muitas leituras, partilhas, conclusão do seu curso... Agora já temos uma pedagoga no grupo e sua formatura será em agosto. É hora de celebrar e comemorar o esforço da caminhada.
Sinto que o ano para mim começa agora, minha agenda estava limpinha e assim vou aceitando os convites que vão aparecendo... Faço a experiência que Deus é Providencia, porém, tento não descuidar da minha parte.

Recebemos aqui em Casa a Andréa que por quase 10 dias se encantou com o jeito de ser e viver LMC. Tenho certeza que voltou para Curitiba feliz e com muita vontade de se preparar para vir em breve para cá. Fico aliviada, pois ela não tem motivos para nos processar por propaganda enganosa !!! Foi uma experiência muito bonita.


Fizemos o Retiro de Discernimento nos dias 12 e 13 de junho na Pampulha. Outra experiência maravilhosa!!! Acabou sendo um Encontro Vocacional, mas o fato de ficarmos acampadas na Casa de Tere e Alejo e estarmos tão próximos nestes dias no sítio: nós, Athaíde, Andréa, Pe Jorge,...as partilhas, a missa, o pomar, ... fez com que vivêssemos momentos de profunda união com cada um de vocês, os de mais longe e os de mais perto. Saímos renovados e confiantes na nossa consagração à Missão !!!


Dia 21, tivemos um momento de formação e avaliação da caminhada do primeiro semestre: ligar a prática e a reflexão. Coisa muito boa, pois depois de nossa mudança para cá, este é o primeiro ano que temos alguém em formação. Assim partilhamos o como esta comunidade ajuda quem chega a fazer uma experiência profunda e formativa em todos os sentidos. Vamos vendo acontecer na vida o que sonhamos para a nossa formação dentro da pedagogia de Jesus no caminho de discípulos missionários. Assim vamos confirmando que “quem forma, se forma e reforma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado” de Paulo Freire.
Agradecemos a Deus por nos ter enviado Vanessa, que alem da formação familiar, tem uma caminhada muito bonita e o coração aberto á Missão Alem Fronteiras. Não vamos deixar de pedir a Deus, com ajuda de São Comboni que envie mais gente, disposta a colaborar, a contribuir, a vivenciar e a lançar-se em direção do Outro, aqui ou mais além. Vanessa se prepara para sua experiência Missionária em Rondônia junto com a Rose.

Assumimos alguns compromissos para este segundo semestre:
- viver a dimensão comunitária, o conviver no dia a dia, nas tarefas da casa, na oração, nos compromissos de trabalho, pastorais,...
- viver a dimensão da combonianeidade – o nosso ano de convivência prevê um estudo sobre Daniel Comboni e estamos nos organizando de termos momentos conjuntos com os escolásticos que estão chegando para Nova Contagem, junto com Pe Jorge e Pe Chico
- queremos um encontro para o final do ano ou janeiro para todos os que sentem a espiritualidade comboniana. Será um momento de partilhar a experiência missionária da Lourdes, fazer o envio da Vanessa e nos reabastecer comunitariamente com amigos, parentes, colaboradores, simpatizantes, futuros lmc´s, padres, irmãos, irmãs...

Com muito carinho e com o coração repleto de ardor missionário,
Até breve,

Cristina

Um comentário:

  1. LMC´s, fico feliz com a caminhada do nosso grupo, de Vanessa, dos compromissos para este semestre que entra...que o Divino Pai Eterno e Daniel Comboni Ajude e derrame as Graças necessárias para que cada vez mais vivamos à missão de forma plena pelo Espírito Santo e "combonianamente". Em Cristo, André Machado

    ResponderExcluir