segunda-feira, 27 de julho de 2009

Notícias da Missão

Notícias enviadas por Rai Soarea - leiga missionária brasileira que participa do Projeto Lichinga - Regional Nordeste. Com muita alegria partilhamos as notícias recebidas e que com certeza nos alimentam em nosso chamado a Missão Além Fronteiras.


Crianças e Adolescentes na colônia de férias



No período de 22 a 25 deste mês na comunidade de Mitucue - lugar histórico na maravilhosa serra do mesmo nome - aconteceu à tradicional “Colônia de Férias”, uma iniciativa da “Comissão da Criança e Adolescência” (Infância e Adolescência Missionária) da Paróquia de São Miguel Arcanjo em Cuamba (Moçambique).

Participaram 180 crianças e adolescentes das comunidades de: Cidade, Aeroporto, Adine I, Adine II, Mutxora, Mendonsa, Nassombe, Maganga I, Carlos Luanga, João, Mecupa, Enjato. Foram momentos de estudos sobre os temas: “Sou chamado a ser Criança Missionária” e “Fazer amigos para Jesus” e de muita partilha em forma de poesia, teatro, danças, cantos.



Alguns gestos marcaram esta colônia como a partilha da esteira onde dormiam com o⁄a amigo⁄a que não tinha e também a partilha do tênis, do chinelo nos momentos de lazer para o⁄a amigo⁄a que não tinha nada nos pés. Foi lindo ver os pequenos gestos das crianças em solidariedade com a outra criança.



Muitas crianças em suas casas têm apenas uma ou duas refeições por dia, feita com farinha de milho e peixe pequeno ou verdura e na colônia elas tem cinco refeições (mata bicho – café, lanche, almoço, lanche e janta), variadas com verduras, peixes, carne de cabrito, arroz, farinha de milho e biscoitos. É gratificante ver os olhares brilhando com vão com o seu prato receber o alimento.

A colônia de férias é um momento forte de troca de experiência, de conhecimento e de formar amizade entre os participantes. Ser amigo aqui e querer muito bem o outro e demonstrar com gesto andando de mãos dadas.

Cuamba, 26 de julho de 2009

Rai Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário