terça-feira, 14 de julho de 2009

Notícias

Festa Junina

Este é o segundo ano em que as irmãs capuchinhas, convidam as equipes missionárias para uma quadrilha, com direito a bebidas tradicionais – cabanga e marreu - bolo de batata doce, bolo de mandioca e outras goloseimas compartilhadas por todos,as.

Massangulo,

Localizado na província do Niassa, tem uma belíssima igreja, onde no dia 28 de junho foi elevada a santuário diocesano de Nossa Senhora da Consolata e no mesmo dia tiveram 04 ordenações, uma diaconal e 03 sacerdotal, pelo bispo de Lichinga Dom Elio Greselim.



Rio Lugenda, fica no caminho entre Mauá e Lichinga. Por causa das fortes chuvas todos os anos transborda. Na viagem de Lichinga para Cuamba por essa via encontramos a ponte coberta de água e ela não tem proteção nas laterais. Para passarmos tivemos que esperar um dia e meio, nossa sorte que há poucos kms dali tem uma missão dos padres da Consolata, onde ficamos hospedados, e ainda passamos com muita água cobrindo a ponte



Conta a historia que a Rainha Achivanjila, era uma mulher muito boa, e ajudava a todas as pessoas que a procuravam. Hoje ela tem seu tumulo próximo a estrada e todos que passam por lá fazem reverencia a ela. Quem por acaso não diminui a velocidade do carro em sinal de respeito, coincidência ou não, no seu carro acontece alguma avaria (problema).





POSTO DE SAÚDE DA DIOCESE.

Faço supervisão nos quatro postos de saúde da Diocese aqui em Cuamba, são eles: (Mepessene, Nambawa, Mukutu e Murussu.

Todas as terças feiras tem pesagem das crianças e as quintas, acompanhamento das mulheres grávidas. A distancia entre eles e Cuamba, fica entre 15 a 40 kms, estrada de chão com muitos buracos.


ENCONTRO COM MULHERES NA MISSÃO DE MULEVALA

Mulevala fica na província da Zambézia, onde um final de semana por mês faço encontro com as mulheres nas comunidades sedes. São 15 comunidades sede com 07 a 10 comunidades no seu entorno. O assunto que tratamos é a saúde da mulher e das crianças. Trabalhamos com bandas desenhadas, que são cartazes feitos em panos e ensinamos a preparar xaropes e pomadas. Em cada encontro reúne-se cerca de 100 mulheres.

Também em Mulevala, fomos visitar o monte Muhugole, onde está sendo construído um santuário, pois nesse monte apareceu Nossa Senhora e foi visto por pessoa de várias comunidades. Além da Igreja foram construídas pequenas grutas. É um local agradável para rezar, descansar e contemplar a natureza. Quando chega visita o sino toca e as crianças vêm ao encontro.


(Notícias enviadas por Rai Soares, missionária brasileira da equipe Lixinga, Regional Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário