sábado, 11 de abril de 2009

ESPIRITUALIDADE BÍBLICA - O JARDIM DE DEUS

O relato da Paixão e Morte de Cristo, segundo o evangelho de João (Jo 18,1-19,42), inicia-se e termina num jardim.
No início (Jo, 18,1) :
“Dito isto, Jesus saiu com os discípulos para o outro lado da torrente do Cedron. Ali havia um jardim, onde ele entrou com os discípulos. Judas, que havia de traí-lo, também, conhecia o lugar, porque muitas vezes Jesus se reunia lá com os discípulos”.
No final (Jo 19,41-42):
“No local onde Jesus tinha sido crucificado havia um jardim, e no jardim um sepulcro novo onde ninguém ainda tinha sido depositado. Como o sepulcro estivesse próximo e ia começar o sábado dos judeus, foi ali que puseram Jesus”.

Este jardim é uma alusão ao jardim do Éden, mencionado no primeiro livro da Bíblia, o Gênesis:“Depois, o Senhor Deus plantou um jardim em Éden, ao oriente, e ali pôs o ser humano que havia formado”(Gn 2,8) .
A mensagem que João quer passar às suas comunidades é clara.
Onde o ser humano não soube se portar de maneira autêntica, desobedecendo a Deus, e, como consequência, rejeitando a vida e escolhendo a morte, Jesus ensina o modo certo de possuir a vida, que é doá-la gratuitamente em favor dos outros. É assim que ele restaura os erros e as culpas da humanidade.
“Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por amor de mim e pela causa do evangelho, há de salvá-la”(Mc 8,35).

Cristo, na sua Paixão e Morte, realizou plenamente este projeto do Pai, projetando uma nova luz sobre o sofrimento humano. Sofrimento que não provém de Deus, mas das maldades das pessoas. Carregando sobre si a dôr e a morte dos humanos, Jesus se torna solidário com os sofredores do mundo inteiro.
Com sua morte e ressurreição, ele elimina duma vez a doutrina da retribuição, que considera Deus como um juíz que premia os bons e castiga os maus.
O Pai ama sempre o seu Filho e sofre com ele na cruz.
Cristo, ao ressuscitar dos mortos, continua alimentando as esperanças dos oprimidos.

Cabe a nós, hoje em dia, entender o significado de tanta dor, sofrimento e opressão de milhões de seres humanos. Cabe a nós sentir que o Pai, como fez com seu Filho amado, quer glorificar os esmagados pelas estruturas opressoras deste mundo.
Todos, provavelmente, passamos pela tentação de fugir deles, de desviar deles o nosso rosto, como muitos fizeram com Jesus nos dias da sua Paixão e Morte.

Na vitória de Jesus saboreamos a vtória dos pobres e dos fracos sobre as forças da morte.
Vamos assumir a causa da vida e uma espiritualidade de comunhão fraterna, como saída para os grandes e pequenos fracassos do nosso dia-a-dia, até que a Páscoa completa aconteça no Reino (jardim) de Deus.
Pe Valentino Benigna - Mccj

Um comentário:

  1. Bela mensagem Pe. Valentino.
    Vamos pedir a Deus força e perseverança,pois a caminhada é longa. E que o carisma e amor de
    Jesus nos guie sempre

    Abraços

    ResponderExcluir