segunda-feira, 13 de abril de 2009

Semana dos Povos Indigenas



Semana dos Povos Indígenas - 16/04/2009

Beatriz C. Maestri e Vanessa Ramos *

Neste ano de 2009, a temática indígena ganha destaque no mês de abril com a realização da Semana dos Povos Indígenas nos dias 19 a 26.

Semana dos Povos Indígenas
A temática indígena ganha destaque no mês de abril com a realização da Semana dos Povos Indígenas nos dias 19 a 26. Organizada pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) a Semana tem como tema Paz e Terra para os Povos Indígenas e, em consonância com a CF 2009, o lema "A paz é fruto da justiça".

O objetivo é aprofundar o debate sobre a realidade indígena de nosso país, conhecer a história de luta e de resistência da variedade de etnias que habitam este chão e que persistem na busca de seus direitos.

No centro das discussões esta a questão da terra. O mais duro golpe contra os direitos desses povos é a omissão do Estado brasileiro no tocante à demarcação de suas terras. O governo federal tem a obrigação constitucional de demarcar as terras indígenas e protegê-las, garantindo o respeito à diversidade étnica e cultural. Após 20 anos da promulgação de nossa Constituição Cidadã ainda não houve a regulamentação das determinações que garantem os direitos dos povos indígenas.

* Ir. Beatriz Catarina Maestri e Vanessa Ramos
Equipe do Cimi - SP

Fonte: Cimi - SP


Paara ler mais acesse: http://www.revistamissoes.org.br/artigos_ler.php?ref=2846

Nenhum comentário:

Postar um comentário