domingo, 5 de abril de 2009

Moçambique


Não podemos ficar indiferentes ao sofrimento de nossos irmãos. Um primeiro passo é manter-se informado e este é um dos objetivos deste espaço:

NAMPULA NA IMPRENSA - Mais de Cem mil pessoas sem o pão de cada dia

MAIS de 100 mil pessoas estão mergulhadas na situação de fome aguda nos distritos de Memba, Nacala-a-velha, Angoche, Mogincual, Mossuril e Monapo, estando na origem do problema, a perda de culturas alimentares devido a passagem do ciclone Jokwe que fustigou aquelas regiões em Marco do ano passado, e agravado pelas chuvas intensas que se tem feito sentir nos últimos tempos e que deixaram os campos alagados.

O governo já lançou um apelo as organizações humanitárias no sentido de prestarem o seu apoio para mitigação da situação, simultaneamente que se envolve alguns dos afectos em programas de Comida pelo trabalho.

Caderno Nampula


Milhares de estudantes ainda se sentam no chão

Na cidade de Nampula as condições educacionais em quase todos os estabelecimentos de diferentes níveis de ensino continuam precárias e tudo indica que vão continuar assim, devido à degradação acentuada de infra-estruturas onde funcionam as escolas, bem como à falta de mobiliário.Maputo, Terça-Feira, 17 de Fevereiro de 2009:: Notícias
Milhares de alunos ainda estudam sentados no chão por falta de carteiras, para além de que em algumas situações aprendem ao relento por não possuírem salas de aulas, situações que não deixam logicamente de influenciar o rendimento pedagógica dos discentes.

A nossa Reportagem esteve em algumas escolas da urbe onde constatou quão é preocupante a crónica questão, não somente por parte dos pais e encarregados de educação, como também para os próprios directores e outros responsáveis do sector de Educação a nível da chamada capital do norte.

Tal é o caso da Escola Primária e Completa de Carrupeia, onde, segundo a respectiva directora, Rehema Wazir, durante o ano lectivo findo, um total de trinta turmas, correspondente a 2250 alunos estudavam sentados no chão por falta de carteiras e outros 525 recebiam aulas ao relento, devido à falta de salas de aulas.

A nossa entrevistada disse que no se refere ao problema específico de falta de salas de aulas, o mesmo poderá ser ultrapassado ou minimizado no presente ano lectivo, caso sejam concluídas as quatro salas novas em construção, com o apoio da direcção provincial do sector de Educação em Nampula.

AULAS AO RELENTO

Outra escola que não foge à regra, é a Secundária de Teacane, localizada no posto administrativo de Natikiri, aqui conforme o seu director, Acácio Mutapia, num universo de 7.452, há 600 alunos que estudam sentados no chão. A escola precisa pelo menos 250 para pelo menos minimizar a situação.

- Temos também problemas sérios de falta de salas de aulas. Neste momento temos um total de l6 turmas cujas aulas decorrem ao relento. Porém, esperamos que a questão venha a ser minimizada a partir do próximo ano lectivo, com a conclusão das 4 novas salas de aulas que estão em construção.

A nossa Reportagem escalou também a Escola Secundária de Nampaco, que se situa no bairro de Namutequeliua, onde ficou a saber que ali a falta de carteiras afecta pouco mais de 260 alunos, sendo 200 do ensino primário e os restantes secundário.

- É um problema sério. Contudo, temos um bloco de quatro salas de aulas e um gabinete em construção, sob responsabilidade da direcção provincial de Educação, esperamos depois da conclusão sejam equipadas com o mobiliário escolar, anotou Joaquim Tinga, director daquela escola.


OS PROBLEMAS SÃO PREOCUPANTES

Maputo, Terça-Feira, 17 de Fevereiro de 2009:: Notícias
O Chefe da secção pedagógica na direcção de Educação e Cultura da Cidade de Nampula, João Alela, disse que a falta de salas e carteiras que se tem feito sentir desde há bastante tempo em várias escolas da urbe, constitui e sempre vai constituir preocupação das autoridades que superintendem o sector a nível da chamada capital do norte.

- No levantamento que fizemos, constatámos que mais de 600 alunos estudam sentados no chão em algumas escolas da cidade de Nampula. Outros 500 estudam ao relento. Em função disso, há um esforço que sendo feito com vista a colmatar esta situação. É que não podemos continuar assim se queremos um ensino abrangente e sobretudo de qualidade.

Segundo a fonte, esses problemas, particularmente o referente à falta de salas de aulas, poderão ser resolvidos, tanto é que já existe um projecto do Ministério da Educação e Cultura que prevê a construção de um total de 52 novas salas de aulas nas 51 escolas existentes a nível da cidade de Nampula, no presente ano.

Mouzinho de Albuquerque
Para saber mais acesse http://www.jornalnoticias.co.mz de onde estas noticias foram selecionadas.

Um comentário:

  1. A educação é muito importante, precisamos de estudo para compreender o mundo, o sistema, ter dignidade como pessoa. Eu quero realmente que a minha graduação possa ser um “canal” para o povo que não tem estudo. Não somente um estudo acadêmico ,mas “lutar” para conseguir uma estrutura física no qual é possível estudar.Na graça.Vanessa LMC

    ResponderExcluir