domingo, 9 de maio de 2010

Vanessa em Moçambique - "o transporte coletivo"




O chapa

É o meio de transporte clandestino de Moçambique, mas é também o único que o povo tem acesso.O chapa é uma Van ou uma kombi que carrega no mínimo 50 passageiros, quando deveria transportar somente 25 pessoas.
Para entrar no chapa, é preciso fazer uma ginástica, na verdade é uma luta.Nao existe fila de espera, quando o chapa chega é uma guerra, todos tentam entrar ao mesmo tempo para conseguir um lugar para sentar e se possível no lado da janela. O chapa está sempre lotado, normalmente as portam nem fecham, é uma loucura!
Os motoristas que conduzem as chapas, alugam o veículo e precisam no final do dia pagar o aluguel do veículo e uma porcentagem das viagens realizadas. Quem são os motoristas do chapa? Homens que na maioria das vezes não tem a carta (a carteira), mas sabem dirigir o veiculo.Em alguns casos é possível encontrar um motorista alcoolizado... Só Jesus!
Os chapas estão em péssimo estado, vidros quebrados, bancos rasgados, cinto de segurança nem existe, o motor que no meio do caminho estraga.Normalmente, a polícia para os chapas e depois que os motoristas pagam uma taxa, os chapas podem continuar o trajeto.Tem chapa de 10 em 10 minutos e todos estão lotados, o trânsito é um horror.A locomoção é lenta...
Como eu não tenho carteira de motorista, preciso pegar o chapa para me locomover. E ai sempre faço minha oração pedindo proteção de Deus para ir e voltar em segurança.
Os governantes não estão preocupados em melhorar essa situação. Existe o TPM (Transporte Publico de Maputo), são poucos os ônibus, que o povo não pode se dar o luxo de esperar o ônibus aparecer, e o TPM nem passa em todos os bairros.
No ano passado, os leigos de Maputo tinham o carro, nunca andavam de chapa. Agora é outra história, o povo gosta de ver as leigas no chapa, é muito bom encontrar uma pessoa conhecida nesse meio de transporte.
Isso é missão, literalmente estamos no meio do povo, assumindo também o mesmo risco que a população de Maputo.Diante dessa situação me sinto missionária que caminha com o povo, lógico com uma enorme revolta contra os governantes que não se mexem.E eu nem pego chapa todos os dias, só de vez enquanto por que vou e volto a pé para o serviço.
Estamos Juntos. Na graça.



Vanessa LMC



Um comentário:

  1. Boa noite,

    Me interessei muito pelo trabaho que vcs desenvolvem em Moçambique. Sou brasileiro, moro em Sampa e sou cristão de uma igreja evangélica e o único site que encontrei com a palavra Murussu foi o de vocês. Cito essa palavra pq venho procurando por ela a algum tempo. Salve engano fica pelas voltas de Cuamba certo?Gostaría te obter mais informações de como vcs fizeram para irem para aí e como funciona abrigo e viagem e etc e etc e etc...

    william.willian@gmail.com

    PARABENS pelo belíssimo trabalho !

    ResponderExcluir