sexta-feira, 25 de junho de 2010

“O VERDADEIRO PRESENTE!” Meu primeiro dia das crianças em Maputo.


Nós já comemoramos o Dia das Crianças em 01-06-10. Aqui não se fala primeiro de Junho, mas sim um de Junho, que é um dia especial! Um dia de alegria! As crianças não recebem presentes, mas tem um almoço especial: arroz com cebola, batata frita, frango assado e a sobremesa: bolo de chocolate.
No dia um de Junho, cada criança recebe um balão, para as crianças moçambicanas o balão é muito significativo. Aqui não se comemoram o dia dos pais e nem o dia da mães, mas o dia das crianças é muito festejado. Em casa, as crianças são tratadas com todas as honras.
Na Escolinha, organizamos um almoço especial e servimos bolo com sumo (suco), foi uma grande festa. Na escola primária, as crianças trouxeram seu próprio lanche, aquele arroz caprichado! Na Escola ocorreram atividades recreativas – jogos, dança, festival de futebol.
E com toda essa festa, nem é feriado aqui em Moçambique. Para mim foi um dia especial, devido a data, porque mesmo sendo missionária, estou condicionada à minha cultura: dia das crianças é 12 de outubro com feriado! E foi bom comemorar de outra forma e em outra data. A festa aqui é vivida com uma intensidade que envolve toda família. Festa simples, mas com um valor imenso. Não é oferecer um presente para a criança, mas reconhecer que a criança é o presente.
A partida, a saída, me ajuda a valorizar aquilo que temos e descobrir também novos valores.
Estamos Juntos. Na graça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário