quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Fé, Vida e Dignidade!



Nestes últimos meses dois acontecimentos que vivemos junto ao povo indígena Arara em Rondônia, nos tocaram profundamente. O primeiro foi a realização do Encontro entre os pajés Arara que contou com dois meses de preparação.A comunidade se organizou para pesca e a caça; convidaram os parentes da aldeia Itârap; prepararam muita “macaloba” e comidas tradicionais, fizeram as pinturas, organizaram a aldeia para receber os convidados. Tudo num clima de muita alegria, expectativas e respeito.
“...o sagrado caminha lado a lado na luta pelo Direito e a Justiça”.
Rose.Quanto a nossa presença, sabíamos que não poderíamos participar de todos os rituais, apenas dos momentos em que eles nos convidassem, no entanto, o mais importante foi viver os momentos de união espiritual, na certeza de que Deus esta presente no meio do seu Povo sempre!
Assim relatou Carlos Mulungu: “O encontro de pajés, além de ser o momento da gente fazer nossos rituais, ele também é o momento em que nós reunidos, discutimos os nossos direitos”.
Outro momento importante foi a elaboração pela comunidade de um documento para ser encaminhado para o Ministério Público denunciando a precariedade no atendimento a saúde. A situação de uma mulher doente na aldeia era tão grave que organizaram-se e de caminhão foram até a Funasa e o Ministério Público.
“Na Funasa todos ficaram assustados, mais fomos logo dizendo: não viemos para brigar, viemos para reivindicar nosso Direito de ser tratado com respeito! E também não viemos aqui para ouvir justificativas, viemos para exigir mais respeito no tratamento com nossos parentes!“
Depois de muita pressão a doente foi encaminhada para um tratamento especializado que precisava!
Para nós que acompanhamos esta caminhada do povo, fica forte que o sagrado caminha lado a lado na luta pelo Direito e a justiça, que a ação libertadora anima, alimenta, fortalece a fé e vice versa. Sinto forte que: ”A fé fortalece as obras, sem as obras a fé esta completamente morta.” (Tiago 2,14-16)

Testemunho Missionário de Rose Mary Candido - Leiga Missionária Comboniana

Ouro Preto do Oeste/RO – 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário