quinta-feira, 29 de março de 2012

“Salvar África com África”: caminhada LMC Moçambique


 

pela Comunidade Internacional LMC - Carapira/Moçambique





Aconteceu nos dias 25 e 26 de Fevereiro, no Centro Catequético Paulo VI, no Anchilo, Nampula, o primeiro encontro do grupo de formandos LMC Moçambique de 2012, sendo 4 pessoas no 2º ano de formação (casal Martinho, Ermelinda e Elder) e 2 que iniciam seu 1º ano na formação (Zeferino e Ângela).
O encontro teve como tema Vocação e foi assessorado pelo padre Tiago, missionário comboniano, atual diretor do Centro Catequético. A reflexão foi baseada na parábola do bom samaritano (Lc 10,25-37) mostrando as características do chamado à vocação cristã e a maneira de responder. Foi destacado que vocação é uma resposta ao chamado de Deus que me leva ao encontro do próximo.
Também foi apresentado um pouco da história da vocação de São Daniel Comboni, com suas dificuldades e superações.
No último dia, após a participação na missa logo pela manhã, foi apresentado pelo Carlos, atual coordenador do grupo LMC em Moçambique, o resumo do encontro que aconteceu no final do último ano no Uganda, no qual ele participou junto com o padre provincial comboniano de Moçambique, Pe. José Luís. Neste encontro foi criado o Comitê Africano dos LMC, juntando-se assim ao Comitê Europeu e Comitê Americano na estrutura do Comitê Central Internacional LMC.
A partir desse encontro pretende-se organizar nas 13 províncias combonianas da África um grupo de leigos locais, que possam também partir em missão, preferencialmente para outros países africanos, buscando seguir o plano de Comboni, “Salvar África com África”. Poucas províncias já possuem algum trabalho neste sentido, sendo Moçambique a que está melhor estruturada, por já possuir um diretório próprio e um grupo em formação. Desse modo, irá servir de auxílio na organização destes grupos nas demais províncias.
Sobre os LMC moçambicanos falou-se na possibilidade de destinação para a República Centro Africana, na frente mantida pelo Projeto LMC Português, ou para o Brasil, numa das frentes de atuação do Projeto LMC Brasil. Num espírito de partilha, avaliamos e concluímos o encontro.
Pedimos a todos as orações por este novo projeto LMC que vem se desenvolvendo em Moçambique e por todos os outros que hão de nascer nas demais províncias africanas. 

Fonte: Informativo Leigos Missionários Combonianos - março, 2012

Um comentário: