terça-feira, 3 de agosto de 2010

Encontro LMC




Encontro dos Leigos Missionários Combonianos – 16 a 18 de julho de 2010


Realizamos o encontro anual da Família LMC no Ipê Amarelo, em comunhão com os que se encontram distantes em Missão. Um grupo grande de amigos, colaboradores e apoiadores do Projeto estavam em sintonia conosco em oração!


No dia 16, iniciamos nosso encontro com um bonito momento de oração trazendo as realidades e as pessoas que caminham conosco. Traçamos um cenário mais geral sobre a sociedade e a Igreja, o convite atual do padre geral dos Missionários Combonianos que “se volte ao essencial” e o contexto dos LMC Internacional.
Destacamos como um panorama positivo como lmcs hoje: a presença neste ano de 5 pessoas em frentes além fronteiras, a equipe que tem o Ipê como referência; o Ipê como possibilidade de experiência missionária aos que querem conhecer o projeto, o site, o blog e o informativo em funcionamento; a presença do pe Jorge como representante da Província; os encontros como conselhos conjuntos; os grupos de apoio existentes e os que estão nascendo: Amigos Sem Fronteiras, grupo de Curitiba e toda atividade em Nova Contagem; a reativação do Espaço Esperança e a Casa Comboniana Justiça e Paz como espaços para exercitarmos nossa combonianeidade aqui em Nova Contagem.
Num terceiro momento traçamos um panorama mais específico sobre as realidades do projeto LMC hoje: Moçambique, Causa Indígena e Ipê Amarelo.





No Sábado hora do julgar e fizemos uma bonita reflexão a partir da imagem do caminho: Missão é caminho. E rezamos o texto do Evangelho de Marcos 1, 16 – 45: Marcos é o manual do discípulo missionário; é o Evangelho do Caminho; revela um Mestre itinerante; o primeiro capítulo é a cartilha que ensina a evangelizar. Convite para fazermos um paralelo: como Jesus evangeliza – como eu evangelizo:

1) Olhando o texto: Qual a situação que Jesus encontrou neste início de Ministério?
2) Quais são os lugares que Jesus vai – geograficamente – saber isto nos ajuda na metodologia missionária!
3) Quais são os destinatários do Anúncio? Qual ação do caminho de Jesus:
4) O que ele faz?Ver os verbos, as ações de Jesus. Qual seu jeito de fazer?
5) Ver as conseqüências e reações ao caminho proposto por Jesus (discípulos, endemoniados, chefes, fariseus) Qual a resistência e a acolhida:
6) Podemos tirar um plano de ação missionária a partir deste texto:


Foi uma reflexão riquíssima de um texto maravilhoso e missionário. Pudemos rezar, aprofundar e descobrir muitas coisas novas neste texto, trabalho e leitura orante em mutirão! A tarde prosseguimos com os encaminhamentos do Conselho Executivo da ALMC e concluimos este dia com a celebração da Missa.


No domingo fomos passear na Serra da Caraça, um Santuário Ecológico maravilhoso: lugar de contemplação, oração e com muito a conhecer para os dispostos a se colocarem a caminho. O frio de julho não permitiu usufruir da cachoeira que lá encontramos, mas a boa compania, o papo gostoso, o almoço delicioso e a paisagem encheram nossos olhos e alegraram nossos corações. Valeu e muito o desejo de estarmos juntos como Família.









Nenhum comentário:

Postar um comentário