segunda-feira, 12 de abril de 2010

Semana Santa em Maputo, Moçambique.



Estamos na paróquia comboniana São Francisco Xavier da Benfica, que é composta por 5 comunidades: São Francisco de Assis, São João de Deus, São Kizito, Sede Francisco Xavier e Santa Bakita, comunidade onde moramos.

Ter participado da Semana Santa foi um tempo de graça e muita alegria! Aqui o povo tem um ritual muito particular.
Na sexta-feira antes do Domingo de Ramos, os jovens buscam para toda a paróquia ramos iguais para todos. Aqui, como no Brasil, o povo tem uma grande fé.
Na quinta-feira, tivemos a missa do Lava-pés e o padre lavou os pés dos anciões que são fonte de sabedoria para a comunidade.
Sexta-feira da Paixão, a igreja ficou cheia, muito cheia, participamos da adoração da Cruz às 15:00 horas.

No sábado de Aleluia vivenciamos uma verdadeira festa: “Cristo Ressuscitado no meio de nós!!!” Todos os anos, na Páscoa acontecem os batizados dos adultos. Neste ano na paróquia foram 150. Os catecúmenos passam por uma formação de no mínimo 4 anos. Os padrinhos escolhidos são pessoas que acompanham a vida dos afilhados em todos os sentidos. Caso o afilhado fique sem a mãe ou o pai, o padrinho torna-se responsável pelo afilhado (a).

No domingo de Páscoa todos os que foram batizados retornam à Igreja para agradecer a Deus pelo sacramento recebido. Acontece um ofertório solene de alimentos e frutas que são oferecidas para a comunidade ou para o padre.


Fiquei admirada com o silêncio profundo e a concentração desse povo nas celebrações eucarísticas, mesmo com a duração de 2 horas de missa, não se ouve uma conversa, um choro de criança (se ocorrer as mães levam a criança para fora na hora), nenhum celular toca. O povo só começa a falar e a se mexer depois da bênção final.
As celebrações demoram por que as leituras e a homilia são realizadas em português e traduzidas na língua da maioria étnica: ronga. É um povo que reza, canta, dança e é realmente muito temente a Deus.
Eu, em especial, celebrei a Páscoa com muita saudade do Brasil: da minha família, do povo do Bairro Lindéia, do Ipê, das minhas amigas da faculdade. Porém, sempre com confiança em Deus que é Pai de todos, no Cristo Ressuscitado que está vivo em todos lugares e no Espírito que nos ajuda a caminhar.
Estamos Juntos.
Na graça.
Vanessa LMC

2 comentários:

  1. Tomar conhecimento das atividades religiosas do povo católico em Moçambique é sempre algo muito positivo, pois tenho acompanhado a fé deste povo deste muito tempo pela ação da Missionária Inês que se encontra naquele pais e tem dito justamente a mesma coisa referindo-se ao respeito que eles têm sobre a Santíssima Eucaristia e outros atos da Igreja.

    ResponderExcluir
  2. Ler seu comentario sobre a Semana Santa, nos enche de alegria, pois somos afro descendentes e no nosso coração existe uma amizade natural. Sou participante de uma Comunidade em São Paulo e quero muito fazer uma missão nas minhas férias dste ano, gostaria de ter a sua ajuda e oritanção, cara irmã. Como posso fazer para ir visitar uma de suas comunidades em maputo? Fique na Paz e DEUS NOS ABENÇOE A TODOS.

    ResponderExcluir