terça-feira, 22 de setembro de 2009

Missão no Ipê Amarelo




Nesse mês completo oito meses de missão no Ipê, é uma formação para viver a missão na África. Percebo que a formação não é um tempo determinado, a formação é constante, no dia-a-dia, através do encontro com o outro, na escuta, no diálogo com meus amigos, com o povo, com minha família, com a Cristina. A minha formação é vivência comunitária, é dar o primeiro passo, sair da minha casa para viver em outra realidade, é arriscar com Deus.
Recebemos na nossa casa, o Jovem Damiano, que nos ensinou muito com sua simplicidade e com seu testemunho. Ele é um jovem italiano que participa de um grupo missionário na Itália, que evangeliza através da música. É bom descobrir que existem várias formas de anunciar a Palavra de Deus concretamente.
Eu já sou Pedagoga, mas ainda estou estudando, fazendo uma especialização. Está sendo muito difícil estudar nesse semestre, pois estou muito ansiosa com a viagem e não estou curtindo bem este momento por causa dos estudos. (É uma cruz, porém estou estudando para melhor servir futuramente na ÁFRICA... só na graça!)
Tivemos aqui em casa também a presença da Isabel, família Ramirez e Marcelo. Foi um final de semana muito especial para juntos vivenciarmos em família a missão, através da partilha, da alegria de estarmos juntos. O missionário não é só aquele que está na missão, mas é aquele que ama a missão e realiza sua missão no dia-a-dia.
Agora estou ajudando na pastoral da Crisma na Comunidade do Ipê, está sendo uma experiência muito boa, é sempre um dom poder ajudar na comunidade. A pastoral é uma desculpa para fortalecer a amizade com o povo, com os jovens.
Agora já tenho meu passaporte, está se aproximando a minha ida para Moçambique, então nesse tempo comecei a sentir “uma dor na barriga’’, ” minha ficha está caindo”. É por que aos poucos me vejo deixando o Brasil, minha família, meus amigos. Estou rezando e pedindo a Deus o Espírito Missionário de Comboni, que teve o desejo claro de servir a Deus no meio do povo africano. Que eu possa ir sem medo, sem receio, para realizar a vontade de Deus em minha vida, que de fato eu também desejo.




Na graça.



Vanessa LMC

Um comentário:

  1. Força Vanessa!! Sei que quando chega a hora da partida, ficamos meio "abaladas", mas a confiança em Deus e em S. Daniel Comboni vão-te ajudar!! :) Desejo tudo de bom para ti, para a tua missão em Moçambique!!

    unidos em oração!

    Sandra
    LMC Portugal

    ResponderExcluir