sábado, 24 de setembro de 2011

LMCs em Curitiba-PR


Hoje, 24 de Setembro, realizamos em Curitiba-PR um momento de convivência na casa da Guilherma, lmc brasileira que retornou de Maputo, capital de Moçambique, no final do ano passado. Participaram deste momento os LMCs Guilherma, Cristina e Flávio, e também Dione, interessada em conhecer o projeto LMC.
Iniciamos a manhã com uma oração e reflexão sobe o carinho de Deus por nós, que nos escolheu e chamou pelo nome (Is 43,1-7), um Deus que é amor e primeiro nos amou (IJo 4,7-16). Fizemos uma partilha sobre missão Ad Gentes, o carisma comboniano e a Campanha Missionária 2011 (Missão na Ecologia - www.pom.org.br). Encerramos a manhã com um delicioso almoço preparado pela Dona Olga, colaboradora do grupo LMC.

Neste mês de Outubro todos somos convidados a avançar para águas mais profundas. É nosso dever missionário promover a conscientização dentro da Igreja do Brasil do compromisso missionário como batizadas e batizados. Desse modo somos chamados a motivar esta reflexão através da vivência da Novena da Campanha Missionária, ajudando nossas comunidades a perceberem esta dimensão da nossa Igreja. Você pode encontrar o material de textos e vídeos da campanha no site das Pontifícias Obras Missionárias (www.pom.org.br). Convide um grupo e realize estas reflexões, motive a realização em sua paróquia e comunidade.

Que São Daniel Comboni nos anime e inspire sempre mais neste espírito missionário!
Permaneçamos unidos na graça do Cristo!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Notícias de Vanessa

Nos escreve sobre seu trabalho e missão junto a área de educação, a pedagoga Vanessa Carvalho - lmc brasileira que encontra-se na cidade de Maputo - capital do Moçambique:

"Esse ano, além de trabalhar na Escolinha, também de forma oficial, comecei a dar aula de reforço escolar. No primeiro semestre foi para os alunos da 1ª classe (6 e 7 anos de idade) que não sabiam ler e escrever, não conseguiam identificar as letras do alfabeto. No total foram 7 alunos. No segundo semestre comecei a trabalhar com alunos da 5ª classe (10 e 11 anos), são 10 alunos que possuem dificuldades em português e matemática e alguns não sabem ler.



Na escolinha trabalho na parte administrativa e pedagógica, entretanto não sou professora.E agora, com as aulas de reforço, me realizei como docente, um outro presente de Deus em minha vida.O processo educativo é gradual, a criança precisa de atenção e dedicação para aprender.O meu grande trabalho na aula de reforço foi esse dar atenção para cada educando, criei atividades diversificadas e brincadeiras que auxiliam na aprendizagem, assim sendo os alunos começaram aos poucos aprender.


Para mim é uma alegria reconhecer que o aluno conseguiu vencer a sua dificuldade.É muito gratificante perceber o crescimento de cada aluno, me deixa orgulhosa no meu papel de mediador, sinto me realizada.


Como sempre digo é sempre um dom ajudar o outro, sair do nosso mundo, acabei aprendendo muito mais, é uma troca de conhecimento, uma aprendizagem mútua.


É missão ensinar, educar e aprender.Deus sempre “usa” as pessoas para nos demonstrar seu amor por nós. Eu sem dúvida estou feliz nessa missão e agradeço ao Senhor, pelas maravilhas que ele está realizando em minha vida.


Na graça.


Estamos Juntos".


Vanessa LMC